Liev Tolstói
Liev Tolstói, também conhecido como Léon Tolstói ou Leão Tolstoi ou Leo Tolstoy, Lev Nikoláievich Tolstói - (Yasnaya Polyana, 9 de setembro de 1828 — Astapovo, 20 de novembro de 1910) é considerado um dos maiores escritores de todos os tempos. Além de sua fama como escritor, Tolstoi ficou famoso por tornar-se, na velhice, um pacifista, cujos textos e ideias batiam de frente com as igrejas e governos, pregando uma vida simples e em proximidade à natureza.
Junto a Fiódor Dostoiévski, Gorki e Tchecov, Tolstói foi um dos grandes da literatura russa do século XIX. Suas obras mais famosas são Guerra e Paz, sobre as campanhas de Napoleão na Rússia, e Anna Karenina, onde denuncia o ambiente hipócrita da época e realiza um dos retratos femininos mais profundos e sugestivos da Literatura.
Morreu aos 82 anos, de pneumonia, durante uma fuga de sua casa, buscando viver uma vida simples.
Citações
Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia.
— Liev Tolstói
Os ricos fazem tudo pelos pobres, menos descer de suas costas.
— Liev Tolstói
Enquanto houver matadouros, haverá campos de guerra.
— Liev Tolstói
Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo.
— Liev Tolstói
Em vão, centenas de milhares de homens, amontoados num pequeno espaço, se esforçavam por desfigurar a terra em que viviam. Em vão, a cobriam de pedras para que nada pudesse germinar; em vão arrancavam as ervas tenras que pugnavam por irromper; em vão impregnavam o ar de fumaça; em vão escorraçavam os animais e os pássaros - Em vão... porque até na cidade, a primavera é primavera.
— Tolstói, em "Ressurreição"
O homem pode viver 100 anos na cidade sem perceber que já está morto há muito tempo
— Tolstói, em "Sonata a Kreutzer
A felicidade é estar com a natureza, ver a natureza e conversar com ela.
— Tolstói, em "Os Cossacos"