Pregar o evangelho
Instituto Superior de Educação Faceten
Antropologia Filosófica - turma B – Prof Julio Cezar Ponciano
TOLSTÓI, Liev. O reino de Deus está em vós. Tradução de Celina Porto Carrero. Rio de Janeiro: Best Bolso, 2011, 335pp.
O cristianismo mal compreendido pelos, Tolstói apresenta sua desqualificação da Igreja: tudo foi feito para que o homem não creia mais em Deus, nem em Cristo tal como eles se revelaram, mas somente no que a Igreja faça com que se acredite, pois focaliza os membros em religiosidade e aparatos esquecendo do evangelho e sua celestial transformação
As Igrejas, enquanto Igrejas, como sociedades afirmadoras de sua infalibilidade, são instituições anticristãs. Não só nada existe em comum entre as Igrejas e o cristianismo, exceto o nome, como seus princípios são absolutamente opostos e hostis.
O que as Igrejas fazem dos homens é terrível, mas ao examinar bem a situação reconhece-se que não podem agir de outra maneira.
O cristianismo, para Tolstói, não pertence à Igreja ou a qualquer instituição, mas a toda humanidade.
Para Tolstoi, a doutrina de Cristo leva a verdade que acaba culminando em mudança interior refletida no exterior, porém o que se é apresentado é uma forma de religiosidade humana buscando satisfazer suas vontades que estão encobertas por interesses pessoais buscando cada igreja fazer a sua, mas todas estão longe de uma visão de reino de Deus.
Tolstoi, entre linhas levanta uma questão: será que nos atuais momentos é necessário acontecer sempre um milagre para Cristo revelar se a alguém?
E para ele quando a um encontro com cristo, sempre ocorrerá uma mudança que ocorre a partir de uma entrega seguida de busca pela verdade e isso é realmente a doutrina de Cristo.
Se olharmos o que a igreja do passado errou segundo a análise de Tolstói e analisarmos a nossas igrejas nos dias atuais vemos que houve uma evolução de todos os problemas no que tange a dogmas