lidernaça
Liderar é ter a capacidade de levar uma equipe à um objetivo num futuro não muito distante. Pode ser formal que seria representada pelo seu cargo ou informal que seria confiar na capacidade de um individuo e fase-lo líder assim seguindo suas ordens e orientações.
Existe várias formas de liderança, cada uma com pontos fortes e fracos, mas o importante é que o líder seja aquela pessoa que conheça a empresa inteira e saiba passo à passo das atividades e auxilia seus seguidores para o êxito na tarefa de forma mais rápida possível e com eficiência.
Não nascemos lideres, estudamos e apreendemos sobre negócios e principalmente sobre pessoas, pois são elas que vão executar as tarefas nas empresas. Rensis Likert classificou liderança em quatro estilos, esses estilos são utilizados e citados até hoje em dia.
Estilo Autoritário Coercivo: Um líder que gosta de controlar tudo e todos dentro de uma empresa, sabe o que cada um faz e sua competência para tal. A comunicação com esse líder é raro, utiliza-se da comunicação vertical, própria para dar ordens sem consultar ninguém, assim o trabalho em equipe é inexistente e o contato com os outros só gera desconfiança, faz vários usos de ameaças e punições, as principais conseqüências de tudo isso é a submissão, desmotivação e muita dependência. Mas nessa liderança nem tudo é só desvantagens, tem por exemplo um alto nível de tomada de decisões. Esse estilo de liderança atua em empresas aonde a tecnologia ainda não dominou, aonde a mão-de-obra é mais utilizada e especializada na realização das tarefas. Um estilo aonde o líder não consulta nada e a única coisa que vale é a opinião dele. Várias punições e raramente ocorre uma recompensa que é meramente salarial.
Estilo Benevolente: Um estilo mais autoritário do que o Coercivo mas menos rígido, nesse estilo já existe a consulta por opiniões sobre as decisões sobre coisas simples, o sistema de comunicação é precário e utiliza-se o sistema vertical. Há