Atores nas Relações Internacionais
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
ATORES NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
MARINGÁ
2013
FERNANDA PRETTI ANDRADE
MARIANA RODRIGUES CAMPOS
ATORES NAS RELAÇÕES INTERNACINAIS: ESTADO E ORGANIZAÇÕES
INTERNACIONAIS
Trabalho apresentado à disciplina de Relações
Internacionais do Curso de Ciências
Econômicas do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá, sob orientação do Professor Doutor José Cláudio de Freitas Cruz.
MARINGÁ
2013
1 – Introdução
Nos últimos anos o estudo das Relações Internacionais vem ganhando importância, tendo destaque com o processo de globalização que se verificou na década de 1990. O conhecimento das inter-relações entre as nações cresceram muito tornando-se fundamental para se entender a nova dimensão das relações e da interdependência entre os países e regiões.
Os focos principais, que permitem as interpretações que fazem parte das teorias estudadas pelas Relações Internacionais são as relações entre Estados, organizações internacionais e também outros atores do sistema mundial, que podem ser as transformações do sistema internacional. Existe uma combinação dessas análises, sendo elas as relações de força entre os Estados e as atuações dos organismos internacionais privados e públicos.
Com isso, pode-se afirmar que o estudo das Relações Internacionais considera a necessidade específica das sociedades possuírem a realidade externa no processo de junção entre vários atores, acontecimentos e fenômenos que ocorrem na atualidade.
As Relações Internacionais tem seu estudo inicialmente concentrado no papel do
Estado como o único agente ativo da política externa e da forma em que uma nação usa sua estratégia de poder, porém a crescente influência de outros atores que não o Estado tem permitido a reflexão sobre o papel dessas organizações internacionais.
2 – Conceitos
2.1