Liderança e Motivação
1. O processo de motivação das pessoas.
Motivação não é um resultado acabado, mas um processo que se constrói a cada momento, no sentido permanente da vida. Motivação é uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa, é um motivo para a ação. A motivação nos é absolutamente intrínseca, isto é, está dentro de nós, nasce de nossas necessidades interiores.
A motivação é contínua, o que significa dizer que sempre teremos, a nossa frente, algo a motivar-nos.
Ninguém motiva ninguém. Nós é que nos motivamos ou não. Tudo o que os de fora podem fazer é estimular, incentivar, provocar nossa motivação. Em outras palavras motivação esta dentro de nós e o estimulo, esse sim, vem de fora.
Na prática, o que existe são chefes capazes de desmotivar as pessoas. O líder não tem direito de acordar desmotivado. É o seu exemplo que faz com que ele motive outras pessoas a alcançarem objetivos audaciosos. O líder precisa conhecer o que motiva individualmente cada membro da sua equipe.
Pode-se dizer então que as pessoas são motivadas o tempo todo, e assim procuram fazer as coisas que merecerão prêmios, evitando as coisas que não lhes oferecem satisfação. Na complexidade do ser humano, a noção de “prêmio” é diferente. Cabe então ao líder, buscar a noção de prêmio que o motiva e assim buscar a noção de prêmio individual em cada membro da sua equipe.
2. Como deve agir um líder eficaz.
Em determinado momento da vida profissional teremos que assumir uma posição de liderança. Porém, quando chega essa hora, nem todos sabem como agir. A lógica é simples. O líder precisa entregar resultados e números para a empresa.
Entretanto esse objetivo só será atingido se ele tiver uma equipe que o ajude nessa missão. O líder precisa desenvolver o quanto antes a habilidade de engajar sua equipe. Tornar-se um líder, no entanto, exige que você compreenda o papel de liderança e responsabilidade de ser um profissional eficaz. Indivíduos em um papel de liderança devem