Liderança e motivação
“Artigo Carlos Ghosn”
Professora Fátima Jinnyat
Bruno Baptistão Neto
Débora Borges
Fabiola Kempinski Lavieri
Juliano Ribeiro
Heitor Arcas Vieira
Il Hwan Lee
Rita Campos
Turma II – Butantã – Gestão de Negócios
QUESTÕES
1. Quais os estilos de liderança são percebidos ao longo da entrevista? Cite associando aos fatos no contexto Nissan – Renault.
Os estilos de liderança encontrados no texto são:
Primal, no sentido de tomada de decisões. Se há algo a ser feito, não deve ser discutido, principalmente em tempos de crise.
Ressonante, pois para Carlos Ghosn a comunicação e a clareza dos fatos para com a equipe é mais importante do que, muitas vezes, a própria redução de custos. Além disso a proximidade e a confiança na equipe são características fundamentais do mesmo. Ele entende que os resultados são obtidos através das pessoas, e que as metas e os objetivos devem ser absolutamente compartilhados, bem como os motivos de cada um deles terem sido definidos. As tomadas de decisões são feitas com base em fatos e, também, são compartilhadas, bem como os seus motivos.
2. Quais as características de personalidade observadas na pessoa de Carlos Ghosn?
As características principais observadas em Carlos Ghosn podem ser notadas na facilidade de adaptação em novos ambientes, o alto grau de resiliência do mesmo, no sentido de, com 58 anos de idade, já ter passado e enfrentado vários obstáculos e muitas grandes conquistas dentro de grandes empresas, principalmente como CEO nas empresas Nissan e Renault.
Apesar de ser um executivo de sucesso e com pouco tempo disponível, um de seus principais valores é relacionado à família. Ele faz questão dedicar um tempo para a esposa e filhos, uma vez que não pode se fazer presente durante muito tempo.
O executivo é determinado, coloca foco em tudo que executa e possui um espírito de liderança nato. Além disso, é um visionário, uma vez que pensa sempre a frente,