Liderança e competitividade
PATRICIA ROLEMBERG OLIVEIRA
DESENVOLVIMENTO HUMANO
SALVADOR 2011
UNIJORGE
PATRÍCIA ROLEMBERG OLIVEIRA
DESENVOLVIMENTO HUMANO
Trabalho interdisciplinar apresentado como pré – requisito parcial para aprovação na disciplina de Gestão e Avaliação de Pessoas, curso Tecnológico em Recursos Humanos do Centro Universitário Unijorge sob a orientação da Prof.
Raidalva Lago, turma SAB001 , turno matutino.
SALVADOR 2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. DESENVOLVIMENTO 05
3. CONCLUSÃO 06
4. REFERÊNCIAS 07
1.INTRODUÇÃO 04
Líder é a pessoa que conduz, motiva e incentiva os liderado. É de suma importância, pois, ele pode levar a empresa ou organização ao sucesso ou ao fracasso. É papel de líder traçar metas, delegar tarefas, monitorar e auxiliar sua equipe, ele deve dar exemplo de comportamento, deve também estar junto a sua equipe para encontrar resoluções a determinados problemas. Liderança é a capacidade de levar alguém a cooperar espontaneamente. Quando o gerente não tem liderança, o funcionário adota a estratégia de fingir que faz ou que obedece e faz o mínimo necessário para não perder o emprego. A liderança traz o poder sólido e sustentável.
2. DESENVOLVIMENTO 05
O líder é uma referencia no comportamento para seus liderados e sua atitude influencia no comportamento da equipe. Para o líder desenvolver um bom trabalho a equipe deve se envolver nas atividades para que os objetivos organizacionais sejam alcançados.
Cabe ao líder a responsabilidade de planejar e tirar o maior proveito das habilidades de cada colaborador, isso é importante utilizar a sua influência, para o bem da equipe e por conseqüência o bem da empresa. O líder é uma referência para os seus liderados e sua atitude perante eles, influencia no comportamento da equipe. HUNTER (2004, p. 25), diz que “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem