Liderança e competitividade
ANA RITA DAMASCENO GONÇALVES
LIDERANÇA E COMPETITIVIDADE
SALVADOR
2009
UNIJORGE
ANA RITA DAMASCENO GONÇALVES
A LIDERANÇA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NO MERCADO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
Trabalho apresentado como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina Gestão de Serviços, curso Sup. de Tecnologia em Processos Gerenciais do Centro Universitário Unijorge, sob a orientação dos (as) professores (as) Maria das Graças Moreno Soledade e Carolina Pamponet, turma TPG Turma 1, turno noturno.
Salvador
2009
INTRODUÇÃO
Este trabalho acadêmico foi desenvolvido com a finalidade de falar sobre liderança, um termo crescente evocado no campo do desenvolvimento.
Muitos insistem em associar liderança a poder, dominação, mas liderar é a arte de mobilizar, tomar decisões e obter resultados desejados.
Para o bom andamento de uma empresa, é recomendado que haja um líder, que será o mediador de informações entre empregado e empregador e que será o responsável pela interação entre as partes envolvidas.
Ele também deve ter uma boa comunicação com as equipes de trabalho e fazer com que as mesmas resolvam problemas de maior complexidade, tome as melhores decisões, liberem mais criatividade e desenvolvam mais capacidades e responsabilidades.
As empresas com o passar do tempo perseguiram a identificação e o desenvolvimento das pessoas que trabalham em suas fileiras e aplicaram nesta busca: recursos, expectativas, investimentos, idéias e teorias tentando sensibilizar nessas pessoas as perspectivas de um mercado cada vez mais disputado.
As pessoas são diferentes e divergem em idéias e opiniões, por isso é essencial que dentro de uma organização prevaleça o bom relacionamento entre as equipes de trabalho. Para que as pessoas possam trabalhar satisfatoriamente em equipe elas precisam de liderança. A liderança constitui uma necessidade típica do trabalho em equipe
O líder tem o poder de influenciar a