Liderança e competitividade
Liderança, Motivação e Competitividade.
Trabalho Interdisciplinar apresentado como pré-requisito parcial pra aprovação na disciplina Psicologia Aplicada a Gestão. Curso de Gestão em Recursos Humanos do Centro Universitário Unijorge.
Salvador 2012
SUMÁRIO
1. I NTRODUÇÃO 4
2.DESENVOLVIMENTO 4/ 5
3. CONCLUSÃO 5
4.REFERÊNCIAS 6
O papel do líder é de vital importância para a organização, pois além de exercer influência direta sobre o comportamento e pensamento dos profissionais que lidera é também o principal responsável pelo sucesso ou fracasso dos resultados na empresa.
Para obter êxito na sua gestão o líder deve conhecer bem a sua equipe, sabendo o que cada pessoa tem de melhor, para contribuir com o desenvolvimento da organização. Além de saber observar as situações, escutar e falar no momento oportuno, compartilhar valores, compreender as outras pessoas, saber orienta-las e ser coerente com suas ações.
De acordo com James C. Hunter (2004, p. 25) “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.
Podemos citar alguns exemplos de liderança: O motivador representa o perfil de generais, que têm domínio da situação, não têm tempo a perder e, por conta disso, acabam sendo respeitados. Pela sua rapidez, podem ser mais eficientes em momentos críticos da empresa. O aspecto negativo é que este tipo concentra mais as decisões, o que cria um nível maior de dependência da empresa em relação a ele. O empresário Abílio Diniz, presidente do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar, é citado como um líder comandante, mas que passou a ser