Liderança - vida de inseto
O filme “Vida de Inseto” tem muitas mensagens que podem inspirar o mundo coorporativo. A mensagem de maior destaque, no entanto, é a importância do trabalho em equipe e a sutil demonstração de que a liderança “nasce” com o indivíduo e não é relacionada com a posição que este ocupa.
A exemplo da afirmação de que “o líder de um grupo não é necessariamente aquele que está no comando”, vemos o personagem Flik, uma formiguinha que é absolutamente desprezada em sua colônia, mas sua equipe de insetos o segue fielmente , trabalhando duro para conseguirem o objetivo, que era livrar o formigueiro da ameaça dos gafanhotos.
Flik visivelmente não tem as características comuns de um “chefe” de grandes organizações, mas possui o comportamento de um líder, que flui em sua personalidade de forma totalmente natural, tomando para si a responsabilidade de encontrar soluções arrojadas e intuitivas para os problemas do todo.
O outro aspecto relevante destacado pelo filme é a construção do espírito de união para superar as adversidades e alcançar os objetivos comuns. O reconhecimento das diferenças e das fraquezas dos membros da equipe os ajuda a atingir o objetivo do plano, por mais que o inimigo fosse incomparavelmente mais forte que eles.
Em uma equipe não pode existir um único elemento descartável. Todos somam com o que podem e no momento que podem. Flik como líder, soube sobrepor os pontos fortes e neutralizar as fraquezas nos momentos certos, aproveitando-se dessas diferenças em prol do grupo e produzindo sinergia. O sentimento de união da equipe bem liderada pode superar todo e qualquer sinal de individualismo. A formiguinha Flik é então, um líder absolutamente democrático, que aceita a opinião dos demais indivíduos e os permite pensar e participar dos processos decisórios, embora jamais deixe as rédeas do projeto. Ele estimula e orienta, acata e ouve as opiniões do grupo, pondera antes de agir. Para ele, o grupo é o centro das decisões.
A ação