Vida de inseto - um olhar sobre o gênero
Instituto de Psicologia
Bianca de Andrade Pinto
Rafaela Abreu Souza Dos Santos
Victoria Bersan Barbalho Maia
Uma analise sobre gênero no filme “Vida de Inseto”
O filme escolhido pelo grupo foi o “Vida de inseto” da Pixar Studios. Ele se passa no “mundo dos insetos” com foco no “mundo das formigas”. A sociedade das formigas é uma sociedade matriarcal. Sociedade essa, na qual o papel de liderança e poder são exercidos pela mulher e especialmente pelas mães de uma comunidade. No caso do filme a formiga rainha que exerce esse papel.
As formigas são manipuladas pelos gafanhotos, que todos os anos exigem uma quantia de comida. Depois de um acidente com a oferenda de grãos aos gafanhotos, que deixou a sociedade das formigas em uma situação de risco, Flik (uma formiga macho adulta que participa como todos os machos da colheita de grãos) a partir de uma ordem da rainha sai do formigueiro em busca de ajudantes para combater os perigosos gafanhotos e encontra um grupo de insetos diversos (uma joaninha, uma borboleta, um bicho- pau, um louva deus, uma lagarta, uma aranha, um besouro e dois tatus-bola), esses insetos são apresentados a sociedade das formigas como guerreiros e estabelecem com elas vínculos de amizade.
A escola é uma das principais instituições que estabelecem, fixam e produzem as diferenças de gênero. No filme, existe uma escola das formigas mais jovens e também, um grupo de escoteiros, nos quais é possível observar essas diferenças. O curioso, é que essas diversidades se expressam de forma distinta da que usualmente nos deparamos na nossa sociedade. É comum que essas diferenças apareçam dando ao sexo feminino um aspecto pejorativo associando as meninas à fraqueza, sensibilidade excessiva e até incapacidade de liderar e realizar. Já o sexo masculino, é visto com certa “superioridade” representando maior força e capacidade de liderança.
O grupo escolar das formigas no filme é um grupo composto por formigas