Liderança, Talentos e Equipes
Não existe o estilo perfeito de liderança, cada líder tem seu estilo particular de gerir as pessoas.
Um dos desafios do gestor é manter o bom relacionamento entre às áreas da empresa e fazer com que a comunicação dentro dos setores flua normalmente. O líder como pessoa formadora de opinião precisa estar mais acessível, tem de se aproximar das pessoas, ouvir o que elas têm a dizer e fazer com que elas percebam a sua presença, criando conexões e entendendo o que está acontecendo para tomar atitudes com agilidade e melhorar o clima organizacional, evitando disputas internas que não trazem resultados.
O problema é que a maioria dos profissionais que são promovidos a cargo de gestão não recebe nenhum tipo de orientação e treinamento para assumir a posição. Um risco para as empresas, pois durante esse desafio podem ocorrer falhas que levam as empresas a terem queda nos resultados.
O despreparo para o cargo e a exigência da empresa para se obter resultados rápidos, descarregam sobre o gestor uma responsabilidade com a qual ele não consegue lidar. Os lideres precisam ser ágeis para resolver os problemas e se mostrar capaz de atingir suas metas.
O gestor para exercer bem a sua função tem de descentralizar o seu trabalho, compartilhando tarefas e mandando menos. No lugar de mandar fazer, o profissional deve perguntar e incentivar seus colaboradores a trazer respostas, as pessoas estão acostumadas a receberem uma resposta sempre que perguntam ou questionam algo e mudar esse hábito não é fácil.
Diante de uma tarefa, o líder não defende um ponto de vista ou dá ordens. Ele apresenta experiências e reflexões próprias e faz perguntas. Ajudar os outros a entender os problemas e como eles podem ser corrigidos, manter-se humilde e evitar demonstrar sua superioridade, isso conquistará a confiança da equipe.
Após conquistar a confiança da equipe o desafio agora e formar uma equipe de alto desempenho para se atingir os resultados.
A equipe