Liderança de Paulo
De inimigo dos cristãos para um missionário dedicado.
A liderança exercida pelo Apóstolo Paulo tem a influência direta de Jesus Cristo. Sua comunicação tem carisma, coragem e comprometimento. E busca em seus liderados desenvolver seus talentos mais preciosos.
Nascido em Tarso, cidade grega do mediterrâneo, onde hoje é a Turquia. Descendente da tribo de Benjamim (Rm 11:1) judeu helenista, fluente em grego, aramaico, hebraico e provavelmente também em latim. Era fariseu, filho de fariseu (At 23:6) e estudou debaixo da orientação de Gamaliel, o afamado rabino fariseu (At 22:3).
Tinha cidadania romana. Não se sabe ao certo como obteve, pois era privilegio da aristocracia e das classes mais altas. A cidadania era hereditária. É possível que seu pai tivesse a cidadania.
A primeira referencia bíblia a Paulo, ainda como Saulo está em Atos 7:58 e 8:1, quando assistiu ao apedrejamento de Estevão, o primeiro mártir cristão. Perseguia os cristãos como descrito em Atos 8:3. Em Atos 9:1-8 mostra a conversão enquanto estava a caminho de Damasco para tirar das sombras os cristãos da cidade. Liderar em qualquer estilo é comunicar, mas o estilo paulino nos moldes de Jesus Cristo leva essa comunicação com algumas considerações preliminares. Como Paulo liderava então? Vejamos alguns pontos principais: Carisma, coragem e comprometimento.
Liderar é ministrar biblicamente boas palavras aos cansados, e isso Paulo fazia muito bem, mesmo que sua linguagem fosse destituída de floreios (Is 50.4).
A ousadia na comunicação de Paulo era algo constante e abundante. A visão