Beleza
A celulite, conhecida na área da medicina como Lipodistrofia Ginóide, é uma condição que provoca o aparecimento de nódulos de gordura, buraquinhos e irregularidades na pele, especialmente nas mulheres, sendo mais comum na raça caucasiana do que na raça negra.
Já várias publicações referiram que a celulite é um problema que afecta 80 a 90% das mulheres, contrariamente ao senso comum, a celulite não se trata, na grande maioria dos casos, de acumulação excessiva de gordura numa determinada região do corpo, mas sim de uma alteração do metabolismo, arquitetura e disposição dos adipócitos na região afetada, o que provoca a formação de nódulos e a acumulação de líquidos e toxinas. Pode surgir, também, em mulheres magras, mas, obviamente, o excesso de peso e a quantidade elevada de massa gorda corporal facilitam o aparecimento ou agravamento da celulite.
Existem 3 tipos diferentes de celulite:
Grau 1 Celulite Lipodistrófica ou Adiposa: existe deformação em casca de laranja quando se aperta a pele e nota-se um aumento da consistência conforme se recorre à palpação.
Grau 2 Celulite Hidrolipodistrófica ou Edematosa: nota-se a deformação em casca de laranja quando a mulher está em pé e, especialmente, quando se aperta a pele. A consistência adiposa é mais elástica, não variando mesmo quando apertada/massajada durante algum tempo.
Grau 3 Celulite Firbolipodistrófica ou Fibrosa: a deformação em casca de laranja nota-se com a mulher deitada e em pé, em qualquer posição. A palpação revela nódulos de consistência dura e, por vezes, dolorosos. è o tipo mais grave de celulite e é, geralmente, irreversível.
Mas o que provoca o aparecimento da celulite?
Existem 4 fatores principais que podem fazer surgir a tão indesejada e inestética celulite:
Predisposição Genética: a tendência para ter celulite pode existir nos nossos genes. Não basta vermos se a mamãe também tem; a tendência pode vir de antepassados mais distantes. Mas