lideranca e gestão de equipes
Estudo de caso: Um dia na vida de um líder e sua equipe
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de
Liderança e Gestão de Equipes
Fortaleza - CE
INTRODUÇÃO
UM DIA NA VIDA DE UM LÍDER E SUA EQUIPE
Mário Martins acredita no clichê: “Deus ajuda quem cedo madruga”. É terça feira de manhã e já faz uma hora que ele se levantou. Ele pedalou 20 minutos em sua bicicleta ergométrica, tomou banho, vestiu-se, tomou o café da manhã e deu uma rápida olhada no jornal. Enquanto retira o carro da garagem, Mário consulta seu relógio: 5h28min da manhã! É um percurso de apenas 15 minutos de sua casa até o escritório, onde é o gerente da Caxias Alimentos, fabricante de produtos bovinos e suínos vendidos como marcas exclusivas para cerca de 60 a 75 grandes cadeias de supermercados.
Quando começa seu percurso, os pensamentos de Mário se voltam para a noite passada. Ele e sua esposa, Ana, fizeram um jantar para comemorar seu 15º aniversário de casamento. Eles haviam conversado sobre como se conheceram – num namoro no escuro arranjado por amigos comuns – e como ambos haviam esperado o pior. E conversaram ternamente sobre velhos amigos dos quais havia anos não tinham notícias. A conversa de ontem à noite deixara Mário nostálgico. Sua mente começa a divagar. Ele está pensando sobre como foi parar em Duque de Caxias, gerenciando uma fábrica, com 450 pessoas trabalhando para ele.
Mário se formou em Administração em 1998. Seu primeiro e único emprego foi na Caxias Alimentos. Começou como assistente de programador de produção na fábrica de Santa Cruz. Durante os doze anos seguintes, passou por uma série de cargos - programador de produção sênior, chefe de seção, chefe de turno e assistente de gerente da fábrica de Jacarepaguá. Em 2008, foi promovido ao seu cargo atual. Um organograma resumido (veja abaixo) mostra onde Mário se situa na “hierarquia da Caxias Alimentos” e as pessoas que imediatamente se