liderança e gestão de equipes
Salvador
Nov/2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa apresentar de forma analítica o estudo de Caso “UM DIA NA VIDA DE UM LÍDER E SUA EQUIPE”, onde o objeto de analise é Mário Martins, gerente da Caxias Alimentos (fabrica de produtos bovinos e suínos que fornece seus produtos para cerca de 60 a 75 cadeias de supermercados).
Mário é casado há 15 anos com Ana e possuem dois filhos, formado em Administração, reside atualmente em Duque de Caxias onde gerencia uma fabrica com cerca de 450 pessoas trabalhando para ele. Começou a sua trajetória empresarial na Caxias Alimentos como assistente de programador de produção (seu primeiro emprego na fabrica de Santa Cruz), passando por uma série de cargos e por outra fábrica da rede, quando em 2008 foi promovido para seu cargo atual de gerente.
Sempre bem sucedido em tudo que faz, Mário lidera a sua equipe e também os resultados da produtividade da fábrica. Mesmo sendo uma atividade que lhe exige muita atenção, dedicação e conhecimento, ser gerente não é uma tarefa fácil e Martins busca da melhor maneira possível organizar o seu dia, planejar e determinar o tempo para desenvolver todas as suas tarefas, participar de reuniões, assinar papeis, tomar decisões e assim “dar conta” de tudo na fabrica; afinal ele é o gerente. E ainda assim, ao finalizar as atividades diárias ele se pergunta se realmente teve um dia produtivo, pois mesmo planejando-as previamente, conclui com a sensação de que havia tantas coisas a serem feitas. Sem a certeza de que organizou bem ou não o seu dia de trabalho Mário segue com sua rotina se questionando: será que todos os cargos de gerentes são realmente assim e se haverá tempo para suprir toda essa demanda organizacional?
Analisando o dia de Mário e sua equipe, tenho a seguinte visão:
1. Partindo da afirmação de que os principais processos gerenciais