lideranca sem gerenciamento nao funciona
Liderança sem
Gerenciamento
NÃO FUNCIONA
Liderança sem
Gerenciamento não funciona
O gerenciamento deve ser visto como um dos aspectos mais comuns da liderança, mas que é fundamental para o alcance dos resultados.
A ONDA DA LIDERANÇA
Nos últimos anos muito tem se falado sobre liderança, mas pouco em gerenciamento. Parece mesmo haver uma dissociação entre gerenciamento e liderança por parte de muitos autores. Se desejamos alcançar resultados em nossas organizações, liderança sem gerenciamento não funciona.
Como diz Bruce Tulgan, 2007:
“Não existe forma de contornar e evitar essa parte da liderança chamada gerenciamento. Todo líder precisa assumir a
responsabilidade pelo seu pessoal: dar ordens, monitorar o desempenho, corrigir falhas e recompensar bons resultados”.
LIDERANÇA OU GERENCIAMENTO?
Quando falamos em gerenciamento, não estamos necessariamente falando do papel de quem assume o cargo de gerente numa organização, mas sim da função gerencial que pode e deve ser exercida por qualquer líder ou gestor em qualquer tipo de organização.
Peter Drucker, 1998, já dizia que o maior problema do trabalho gerencial “É fundamentalmente a confusão entre eficácia e eficiência, que fica entre fazer as coisas certas e fazer as coisas da maneira certa”. Gerenciar está relacionado à eficiência, ou seja a correta utilização de recursos para alcançar objetivos, método, modo de se fazer a coisa. Em outras palavras, é produzir mais com menos recursos sem afetar a qualidade, produtividade e segurança.
Já liderança está ligada à eficácia, alcance de objetivos, resultados, fazer as coisas certas. Nada adianta fazer algo com
grande eficiência se aquilo nem deveria ter sido feito. Neste sentido Robbins, 2002, define a liderança como a “capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance dos objetivos”.
A ineficiência do líder está na falta de orientação, direção, controle, feedback e apoio diário a seus colaboradores. É fundamental para o sucesso do trabalho do