Lider e Poder
A liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. Podemos definir liderança como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Os elementos que caracterizam a liderança são, portanto, quatro: a influência, a situação, o processo de comunicação e os objetivos a alcançar.
Teorias sobre Liderança
Teorias de Traços de Personalidade
As mais antigas teorias sobre liderança se preocupavam em identificar os traços de personalidade capazes de caracterizar os líderes. O pressuposto era que se poderia encontrar um número finito de características pessoais, intelectuais, emocionais e físicas que identificassem os líderes de sucesso, como:
Habilidade de interpretar objetivos e missões;
Habilidade de estabelecer prioridades;
Habilidade de planejar e programar atividades da equipe;
Facilidade em solucionar problemas e conflitos;
Facilidade em supervisionar e orientar pessoas;
Habilidade de delegar responsabilidades para os outros.
O poder – a habilidade de influenciar outras pessoas – é extremamente importante para que um líder seja eficaz. Nas organizações, isso muitas vezes significa fazer com que as tarefas sejam realizadas, ou atingir as próprias metas mesmo com a resistência dos outros.
Fontes de Poder
Uma das abordagens mais antigas e ainda úteis para entender o poder sugere que os líderes têm cinco fontes potenciais importantes de poder nas organizações. A figura 1 mostra essas fontes de poder.
Algumas pessoas demonstram que são lideres e outras que deixam o poder subir a mente, como:
Barack Hussein Obama Jr. é um político norte-americano, eleito presidente dos Estados Unidos em 2008, o primeiro negro a conquistar o comando do país. Sua carreira política teve inicio em 1997, quando, pelo partido Democrata, tornou-se Senador do estado de Illinois, cargo que ocupou