LIDAR - Area Based
Uma segunda abordagem encontrada na literatura para obtenção de variáveis florestais a partir de informações extraídas de um levantamento LiDAR é baseada na utilização de dados de distribuição da altura do dossel ao invés de dados de árvores individuais (altura e diâmetro de copa). Mais especificamente, variáveis como altura média, diâmetro médio, área basal e volume são preditas a partir de dados de distribuição de altura do dossel extraídos dos dados do LiDAR (Equação 1). Resultados promissores utilizando-se de tal abordagem têm sido observados por vários autores (e.g., Means et al., 2000; Naesset, 2002).
y=f(h_1,h_2,h_3,h_4…) (1) onde: y : variável florestal de interesse – variável dependente (e.g., altura média, diâmetro médio, área basal, volume); f: função que relaciona os dados de distribuição da altura do dossel e a variável florestal de interesse; h_1,h_2,h_3,h_4…: dados de distribuição da altura do dossel (e.g., altura média, 10º percentil, 30º percentil).
Para fins de construção/ajuste dos modelos de previsão, os dados de distribuição de altura são extraídos de parcelas amostrais nas quais as variáveis florestais de interesse (variáveis dependentes) são obtidas através de medições em campo. A Tabela 1 ilustra as variáveis florestais usualmente obtidas.
Tabela 1. Variáveis florestais obtidas através de medições de campo para fins de construção dos modelos de previsão
Diâmetro Médio Obtido através do cálculo da média de todos os diâmetros da parcela amostral
Altura Média Obtida através do cálculo da média de todas as alturas da parcela amostral
Altura Lorey Obtida através do cálculo da média de todas as alturas da parcela amostral ponderada pela área basal
Altura Dominante Obtida através do cálculo da média das N árvores mais altas da parcela amostral
Área Basal/ha Obtida através do somatório da área basal de todas as árvores da parcela e