Licenças Software
As licenças permissivas também podem ser conhecidas como licenças acadêmicas em referência às origens das licenças BSD da Universidade da Califórnia em Berkeley e MIT.
Estas licenças recebem este nome pelas poucas restrições que impõem às pessoas que obtém o produto. Estas licenças devem ser usadas quando se deseja que o projeto possa atingir um número maior de pessoas para ampla divulgação. Um grande caso de sucesso neste caso é o servidor web Apache da Apache Software Foudation.
A licença Apache, usada na maioria de seus produtos, é do tipo permissiva. Em geral, essas licenças permitem inclusive que, qualquer detentor do código possa desenvolver um produto derivado e fechar o código para explorá-lo comercialmente. Neste caso, o servidor web Apache se tornou um produto referência e amplamente usado que nenhuma empresa tem interesse em desenvolver um produto derivado com código fechado.
• A Licença BSD se caracteriza por ser a primeira licença de software livre, criada originalmente para o Berkeley Software Distribution, um sistema derivado do UNIX.
• A Licença MIT é similar à Licença BSD. Também pode ser conhecida em algumas variantes como Licenças MIT/X11, pois foi criada para disponibilizar o gerenciador de janelas X11 desenvolvido pelo MIT.
• A Licença Apache é a licença criada pela Apache Software Foundation por meio da qual essa disponibiliza todos seus projetos. Estão incluídos: Apache HTTP Server, Apache Hadoop,Apache Tomcat e Apache Ant, dentre outros.
2 - Licenças Recíprocas Parciais
As licenças recíprocas parciais também são conhecidas como copyleft fraco. Em princípio determinam que modificações feitas em um software sob esta licença sejam disponibilizadas sob a mesma licença. Entretanto, se as modificações foram utilizadas como componente de outro projeto de software, este projeto não precisa, necessariamente, ser disponibilizado sob a mesma licença.
Este é o principal diferencial das licenças recíprocas parciais