licença operacional
Em nosso caso foi utilizado como empresa com potencial poluidor a usina hidroelétrica copa 2014. Uma usina hidrelétrica ou central hidroelétrica é um complexo rquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.
As centrais hidrelétricas geram, como todo empreendimento energético, alguns tipos de impactos ambientais como o alagamento das áreas vizinhas, aumento no nível dos rios, em algumas vezes pode mudar o curso do rio represado, prejudicando pontualmente a fauna e a flora da área inundada para a formação do reservatório, e as presentes nos trechos à montante e à jusante da usina. Toda via, é ainda um tipo de energia mais barata do que outras como a energia nuclear e menos agressiva ambientalmente do que a do petróleo ou a do carvão, por exemplo. A viabilidade técnica de cada caso deve ser analisada individualmente por especialistas em engenharia ambiental e especialista em engenharia hidráulica, que geralmente para seus estudos e projetos utilizam modelos matemáticos, modelos físicos e modelos geográficos.
IMPACTOS SOCIAIS
Muitas pessoas foram deslocadas com as construções de usinas hidrelétricas, contudo, ninguém sabe dizer, com precisão, quantas pessoas foram deslocadas até hoje por barragens. Mas os deslocados não são os únicos a serem atingidos. As empresas do setor elétrico sempre tentam restringir o conceito de atingido, para não ter que arcar com indenizações e reparações a todos que sofrem efeitos das obras. O I Encontro Nacional de Trabalhadores Atingidos por Barragens (abril de 1989) definiu como atingidos todos aqueles que sofrem modificações nas suas condições de vida como conseqüência da implantação das barragens, independentemente do local em que vivem ou trabalham. É assim que o movimento pensa: todo mundo que tenha sua vida afetada de alguma forma pela construção da barragem é um atingido. Ainda