Informatica software livre
Para que o nosso computador entre em funcionamento é indispensável a presença de softwares, sobretudo dos denominados softwares básicos. Porém, não existem apenas softwares básicos na nossa máquina, existem também os softwares aplicativos que são instalados na máquina de acordo com a necessidade do usuário.
Nesse trabalho relataremos o conceito de software, suas classificações e aprofundaremos no assunto no que se diz a respeito de software livre, seu conceito, seus benefícios e seu funcionamento, além de listarmos exemplos do mesmo.
Software: é o conjunto dos programas e dos meios não materiais que possibilitam o funcionamento do computador, na execução de diversas tarefas. O software pode ser classificado em 3 tipos:
Software de sistema: é o conjunto de informações processadas pelo sistema interno de um computador que permite a alteração entre o usuário e os periféricos do computador através de uma interface gráfica. Engloba o sistema operativo e os controles do dispositivo (sistema operacional, memória, impressora, teclado e outros).
Software de programação: é o conjunto de ferramentas que permitem ao programador desenvolver sistemas informáticos, geralmente usando linguagem de programação e um ambiente visual de desenvolvimento integrado.
Software de aplicação: são programas de computadores que permitem ao usuário executar uma série de tarefas específicas em diversas áreas. Software livre: é qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado, e redistribuído pelos usuários onde estes possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades, resumindo é liberdade no compartilhamento de conhecimento e informação. Um programa é software livre se os usuários possuem 4 liberdades básicas:
Liberdade 0: A liberdade do usuário executar o programa para qualquer propósito;
Liberdade 1: A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades.