Licenciatura
Cada país, cada povo, cada região tem seu folclore, seus costumes. Cada povo adapta o seu modo de vestir sua alimentação do clima da região aos costumes de seu grupo.
As histórias, as lendas, as danças, artes e maneira de viver de um determinado local é o que chamamos de cultura popular, folclore.
O folclore brasileiro é muito rico e possui diferentes manifestações: lendas, cantigas, parlendas, adivinhações, brinquedos, brincadeiras, provérbios, ditos populares, artesanato, danças, frases de para-choque de caminhão, trava-língua, comidas, remédios caseiros e outros.
Cultura popular são as manifestações dos costumes, crenças e atividades artísticas produzidas pelo povo, livres de imposições e passadas de geração em geração.
Público alvo: 4º ano
Perfil da turma: crianças de 8 e 9 anos de idade
Tema: folclore
Objetivo específico: buscar dados em textos informativos sobre folclore de diferentes regiões, produzir um artigo para o jornal, mural da escola.
Objetivo geral: conhecer e compreender sobre as várias histórias do folclore brasileiro e suas influências nos dias de hoje e aproximar os alunos da cultura popular e das histórias passadas de geração em geração.
Conteúdo: folclore e recitas típicas
Habilidades e competências: leitura e escrita
Procedimento de ensino: - Socializar com os alunos as diferentes formas e manifestações folclóricas;
- Informar sobre o trabalho que será realizado pela turma que será sobre personagens folclóricas e suas lendas;
- Explicar que as lendas são histórias passadas de geração em geração e que misturam fatos reais e a imaginação das pessoas. Não há registros verídicos dos fatos, há apenas a tradição oral, portanto não dá para afirmar se são verídicos ou não. Recurso de ensino:
- Exibir através de retroprojetor o vídeo “A lenda da mula sem cabeça” do Catalendas e “Folclore brasileiro em animação” retirados da internet;
- Levar em texto impresso a lenda da mula sem cabeça e pedir que