Licenciatura
O tema escolhido para elaborar a ficha temática de atualidade internacional, subordinada a um tema relacionado com a política internacional foi Refugiados Sírios: Uma crise crescente. Este trabalho será dividido em três partes. Numa primeira fase o trabalho irá incidir sobre a história da guerra civil na Síria, isto só para contextualizar, numa segunda fase a atenção recairá sobre os refugiados, nomeadamente sobre os principais refúgios e a terceira fase dirá respeito ao papel da União Europeia face a esta situação. Entendi escolher este tema por ser um tema atual e de bastante interesse uma vez que são cada vez mais os refugiados sírios a procurar asilo noutros países, bem como para entender melhor as questões que estão ligadas a este conflito.
Depois da recolha de informação feita durante os últimos quatro meses (Outubro, Novembro, Dezembro e Janeiro) verificou-se que a Síria, país do Médio Oriente e situada entre a Europa e Israel, não está perto, ainda, de um possível acordo de paz. Devido ao seu vasto território os refugiados aumentam consideravelmente de dia para dia e torna-se cada vez mais difícil prestar assistência a tantas pessoas.
Um mundo calmo e próspero é aquele onde as pessoas se podem sentir seguras e protegidas nas suas casas, junto das suas famílias e nas suas comunidades. Um mundo no qual podem sentir-se confiantes no seu país, com a sua cultura e na família das nações e dos povos do nosso planeta.
Por razões económicas ou pessoais às vezes as pessoas optam por deixar as suas casas e começa uma nova vida num novo local. Quando catástrofes naturais, casas destruídas, guerra ou agitação social devastam uma comunidade, as pessoas são deslocadas à força para proteger a vida e a integridade física. Normalmente estas pessoas têm duas opções: a morte por privação, assaltos ou genocídios, ou a vida no exílio.
Esta é a situação dos refugiados e deslocados internamente hoje na Síria e com este trabalho pretende-se entender melhor toda