Licenciatura
Prof.a Dora Leal
Concordância Verbal
1- Concordância
1.1- Conceito
A concordância, em geral, é um mecanismo sintático que expressa a associação de elementos da frase. Pode ser nominal ou verbal.
Segundo Roca-Pons, o termo concordância é relativamente adequado, pois “se concordância significa pôr-se ou estar de acordo em algum aspecto, as condições em que ela se realiza deveriam ser iguais para os termos que
‘concordam’. No entanto, um deles é que impõe a concordância, a que tem de submeter-se o termo menos importante.”
Segundo Said Ali, a concordância “não é, como parecerá à primeira vista, um necessidade ditada pela lógica. Repetir num termo determinante ou informativo o gênero, número ou pessoa já marcados no termo determinado de que se fala, é, antes, um redundância.”
• Por que, então, a concordância destacase entre as preocupações com o ensino de língua portuguesa?
2- Concordância Verbal: gramática ou estilística? A Estilística estuda a linguagem do ponto de vista de sua expressividade. Esta pode se manifestar, entre outros aspectos, na entonação da frase, na conotação dos signos e na sintaxe.
A concordância verbal é um mecanismo importante de expressividade, que ajuda a compor o estilo do falante.
O Estilo supõe um escolha e depende da intenção do emissor,a qual se manifesta no discurso: “Discurso é língua no ato, na execução individual. E, como cada indivíduo tem em si um ideal lingüístico, procura extrair do sistema idiomático de que se serve as formas de enunciado que melhor lhe exprimam o gosto e o pensamento.Essa escolha entre os diversos meios de expressão denomina-se Estilo”
(Cunha, 1975 in Baccega,1989).
A concordância verbal,por compor o estilo do falante, é menos uma questão de gramática normativa que de estilística.
3-Por que ensinar concordância verbal?
A gramática normativa tem seu lugar na sociedade e deve ser ensinada na escola.