Licenciatura em ciências
ALUNA: MAISA APARECIDA FERREIRA
OBJETIVOS
Possibilitar que os moradores de áreas rurais se desenvolvam e criem oportunidades para melhoria de sua condição de vida.
Ampliar a acessibilidade dos alunos com necessidades especiais da rede pública.
Garantir a permanência do aluno na escola.
PROBLEMATIZAÇÃO
Frequentar a escola está sendo um desafio para os alunos que moram no campo. Eles necessitam de transporte escolar para se deslocar até a escola. O município de Cornélio Procópio participa do Programa Nacional do Transporte Escolar. Porém existem fatores que dificultam esse deslocamento como, por exemplo, a distância para chegar ao ponto do ônibus e ainda, em dias de chuva, formam atoleiros e aumentam os famosos “buracos”. Porém, ainda há uma outra situação a destacar.
De acordo com o Art. 2º da Lei n°7.853/89:
“Ao Poder Público e seus órgãos cabe assegurar às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.” Assim perguntamos: Como atender os alunos com deficiência física, diante destas dificuldades? Como utilizar o transporte escolar?
ANÁLISE DOS DADOS
A educação, hoje em dia, está sendo uma das grandes preocupações dentro das esferas federais, estaduais e municipais. Sabe-se que a Constituição de 1988 avalia a educação como elemento essencial para a construção da cidadania. É tão grande sua importância na vida social de um indivíduo que é citada no art. 6 da constituição Federal como sendo um dos direitos primordiais do cidadão.
No art. 208 cita:
O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
Art. 208 Inciso VII:
“Atendimento ao educando, no ensino fundamental,