Licenciado
Emílio António emilanteupn@hotmail.com 1. Introdução: Antecedentes e motivação
A maior parte das dificuldades encaradas na aprendizagem da matemática tem origem ao pré conceitos que os alunos têm desde o principio que matemática e difícil e neste contexto que a escola deve ser responsável para incutir os alunos de que matemática e igual como outras ciências.
Um pouco de todo mundo, o relançamento da proposta de valorização do papel de resolução de problemas de educação matemática é acompanhado de um esforço no sentido de um alargamento de perspectivas sobre o que é o exercício de aplicação, um problema e sua resolução.
2. Colocação do Problema
A Matemática é uma disciplina que está relacionada com a realidade e por essa razão o seu ensino deve ser adoptado de tal maneira que o aluno possua competências básicas para resolução de problemas; deve estar inscrito numa política de modernização económica, social e cultural no país. Porém os estudantes, do I ano do curso referido anteriormente que é o curso de Serralharia e Mecânica, cometem erros numa simples operação de adição ou subtracção com fracções de denominadores diferentes. Não se dão em conta que somar ou subtrair numeradores e escolher um dos denominadores para a solução que isso é erro, não se dão conta! Mas é o que é o seu dia-a-dia quando se trata de matéria como essa. Então, há que questionar: que concepções os estudantes carregam desde o ensino primário ate aquela classe ou aquele nível?!
3. Objectivos
Uma descrição clara dos resultados que desejamos alcançar com essa actividade, partindo do princípio que fracção é divisão duma coisa em iguais partes ou diferentes, como matéria que se trata bem na disciplina de Matemática, esse trabalho tem como objectivo de Analisar as dificuldades que os alunos