Licenciado
Carlos Alberto da Costa Pereira Simões
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa
Curso de Mestrado em Gestão do Território – 2013/2014
Disciplina: Catástrofes Ambientais e Sociedade
Docente: Doutora Maria José Roxo
Resumo
Em Portugal, das espécies de plantas exóticas introduzidas que se tornaram invasoras, destacam-se a Acacia dealbata Link. (conhecida como mimosa), que se espalhou por todo o território continental e ilha da Madeira, estando presente em habitats naturais com interesse para a conservação, quer seja nas regiões montanhosas do interior quer seja nas faixas litorais. Esta invasão que vem aumentando ao longo dos anos tem causado graves impactos negativos, quer a nível ecológico quer no aspeto socioeconómico.
Como o presente artigo pretende-se dar a conhecer a espécie Acacia dealbata Link. e dar contributos para ampliar o debate acerca dos impactos da invasão desta espécie em Portugal, visto que a sua progressão está a tomar dimensões preocupantes em diversas áreas do país, verificando-se que existe também uma relação direta com o aumento das áreas afetadas pelos incêndios florestais.
Com base numa pesquisa e revisão bibliográfica acerca desta temática, foi inicialmente realizada uma apresentação conceptual do tema, e um breve enquadramento e caracterização biológica da espécie Acacia dealbatta Link, sendo igualmente abordada a evolução e o processo de expansão global da espécie, seguida de uma descrição da evolução da situação em Portugal e apresentação da legislação aplicável.
Seguidamente foram apresentados alguns contributos para a reflexão acerca dos impactos ecológicos e socioeconómicos provocados pela invasão da Acacia dealbatta Link., terminando o artigo com uma breve conclusão.
Palavras chave: Acacia dealbata Link, exótica, planta invasora, expansão, impactos
1. Introdução
É frequente afirmar-se que as plantas invasoras são uma ameaça à