Licenciado
CADEIRA: Teorias Sociológicas Clássicas
DATA: Maio 2011
AUTOR: Karl Marx e F. Engels
TÍTULO DA OBRA: O Manifesto do Partido Comunista
Bibliografia
Karl Heinrich Marx, idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada. É economista, cientista social e revolucionário socialista alemão, nasceu na Renânia na data de 05 de Maio de 1818, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das ideias de Hegel.
Morre em Londres, Inglaterra, em 14 de Março de 1883 deixando numerosos escritos como "Manuscritos económicos e filosóficos", "0 18 Brumário de Luís Napoleão", "Contribuição à crítica da economia política", "0 Capital", e, em conjunto com Engels, "A Ideologia Alemã", "Manifesto Comunista", entre outros. (Sociologia Geral 1995: p55)
Desenvolvimento
Segundo Marx, a história de todas sociedades até aos nossos dias tem sido marcado pela luta de classes. A história da luta de classes é temporal e localizável: Esclavagismo, Feudalismo, Capitalismo, na medida que em todas as fazes de desenvolvimento histórico da humanidade existe a luta de classes que tem sua origem, na óptica de Marx, na propriedade privada. A luta de classes è o reflexo da distribuição desigual da riqueza, ou seja, quem tem propriedade domina uma classe social desprovida de meios de produção. Nesta óptica, a burguesia e o proletariado tornam-se classes diferentes, uma detentora de meios de produção e outra detentora da força de trabalho.
A burguesia moderna é o produto de uma série de revoluções no modo de produção e troca, porém, cada etapa é acompanhada de um progresso político correspondente. Pode-se perceber em Marx que a burguesia desempenhou na história um papel eminentemente revolucionário e ela só pode existir com a condição de revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte as relações de produção e com isso todas as relações sociais.
Os meios de produção e de troca, cuja