LibreOffice e BrOffice
12/12/2013
Sumário
INTRODUÇÃO
LibreOffice/BrOffice – O que são?
Atualmente, o mercado está recheado de diversas suítes de aplicativos, mas dois deles ganham destaques: o LibreOffice e o BrOffice. Essa alternativa compreende softwares livres que desempenham funções semelhantes a programas já existentes no mercado, no entanto em forma de suítes (reunião de conjuntos de programas), que executam mais de uma função. O LibreOffice foi criado a partir do OpenOffice.org e é um software livre para escritório, que possui várias ferramentas, como editor de textos, programas que elaboram planilhas, editor de imagens, bancos de dados, entre outros. É um software aberto que pode ser usado para empresas ou individualmente, e é bem parecido com o pacote Office do Windows. Ele constitui um conjunto de aplicativos compatíveis com o Windows, Linux, Unix, Solaris e Mc Os x.
O BrOffice era o nome da versão brasileira do LibreOffice oferecendo as mesmas ferramentas e características que o outro possui. Antigamente o nome adotado para ele era o BrOffice.org, mas após sua versão 3.3 ficou conhecido apenas como BrOffice. No Brasil, o programa só não teve adotado o mesmo nome da marca OpenOffice por motivos legais, pois quando foram registrá-lo uma empresa já o havia feito, detendo os direitos de uso. Mas em 2011 o nome do aplicativo deixou de ser BrOffice passando a se chamar LibreOffice, isso porque a marca foi aderida no Brasil devido à necessidade de centralizar a distribuição do programa no site internacional do produto, ou seja, no mundo inteiro a marca é comum, mas contando com comunidades brasileiras que participam ativamente cuidando da parte de tradução, dicionários e outros itens de localização, trazendo para a língua local.
Ferramentas, suas características e casos de utilização.
O LibreOffice e o BrOffice possuem seis ferramentas: o Writer (Editor de Texto), o Calc (Planilha eletrônica), o Math (Editor de Fórmulas), o