Informaçao
O BrOffice/LibreOffice é uma versão brasileira do projeto LibreOffice (antigo OpenOffice.org, ainda desenvolvido pela Oracle) e agora LibreOffice, traduzido, organizado e mantido por programadores brasileiros, preservando todas as características originais do LibreOffice (não mantém mais as características no OpenOffice.org Oracle).
Além de gratuito, o BrOffice é também um “software livre”. Tal definição se aplica ao programa cujos usuários têm a liberdade de usá-lo com qualquer propósito; estudar seu funcionamento e adaptá-lo às suas necessidades; redistribuir cópias suas de modo a ajudar outras pessoas; e aperfeiçoá-lo e liberar seus aperfeiçoamentos para que toda a comunidade se beneficie. Foi justamento por ser um software livre que o BrOffice pôde ser traduzido do original em inglês para o nosso idioma, aqui mesmo no Brasil, por um grupo de técnicos que trabalharam voluntariamente, com a coordenação necessária para se garantir a qualidade exigida. Dentro desse mesmo espírito de liberdade e colaboração, este manual foi feito para poder ser compartilhado por todos, conforme os termos constantes da página anterior.
O BrOffice é um pacote de escritório que reúne vários programas, dentre os quais destacamos:
Writer – Documento de Texto: Processador e Editor de Textos;
Calc – Planilha Eletrônica: Planilhas Eletrônicas;
Impress – Apresentação: Gerenciador de Apresentação;
Draw – Desenho: Criação e Edição de Desenhos Vetoriais;
Math – Fórmula: Construtor de Fórmulas Matemáticas;
Base – Banco de Dados: Construtor de Banco de Dados;
Documento HTML – Editor de HTML: Construtor de Páginas para a Internet.
Muitas empresas estão adotando o BrOffice, pois o mesmo se enquadra em programas chamados Softwares Livres. Estes programas possuem licenças como a GPL (General Public Licence – consulte www.softwarelivre.gov.br para maiores informações) e pode ser instalado em quantos computadores sejam necessários. A economia é bastante