Receita, custos e despesas
201102216151
Aula IX –Pesquisar em Livros de Contabilidade, Conceito Receita, Custo e Despesa.
Apresentar exemplos de Despesas Operacionais de Vendas, Gerais e Administrativas, Despesas e Receitas.
Receita pode ser explicada como fluxo de elementos para o Ativo, na forma de dinheiro, títulos a receber ou outros tipos de bens e dinheiros provenientes de terceiros, estando sempre relacionada com a venda de mercadorias ou produtos ou à prestação de serviços. Uma receita também pode provir de investimentos: a empresa pode, por exemplo, receber juros relativos a depósitos bancários ou a títulos emitidos por terceiros e de sua propriedade.
As receitas representam os valores, provenientes das operações de uma empresa, que ela recebe ou tem previsão de receber. Por exemplo:
. receitas de serviços;
. receitas de aluguel;
. receitas de vendas;
. receitas financeiras etc.
Receitas correspondem a acréscimos nos ativos ou decréscimos nos passivos, reconhecidos e medidos em conformidade com os Princípios Fundamentais de Contabilidade, resultantes dos diversos tipos de atividade e que podem alterar o Patrimônio Líquido. Alguns termos podem ser empregados como sinônimos de receita: receita operacional, receita não operacional, ganho e receita (ou lucro) extraordinária.
Define – se por custo o preço pelo qual se obtém um bem, direito ou serviço. Por extensão, é também o montante do preço da matéria – prima, da mão – de – obra, e de outros encargos incorridos para a produção de bens ou serviços. É, pois, tanto o preço pelo qual um bem ou serviço é adquirido, como o preço incorrido no processo interno da empresa para a prestação de serviços ou a obtenção de bens, para venda ou para uso interno. Em um primeiro momento o custo não acarreta alteração do Patrimônio Líquido, uma vez que tais gastos farão parte de um ativo, este só altera o Patrimônio Líquido quando o bem ao qual foi agregado é vendido.
As despesas correspondem a decréscimos nos