Libras
A surdez ou perda auditiva pode ter conseqüências de menor grau ou mais serias, e dependendo do grau a prótese auditiva pode ser a solução, pois amplia os sons ao seu redor.
Veremos que a inclusão do surdo nas escolas é de suma importância, pois o ajuda a socializar-se mais, sendo muito importante que se aprenda a linguagem de sinais e assim poderá ser compreendido por todos.
Portanto, é através da audição que interagimos com o mundo, com isso compreendemos tudo que esta a nossa volta, criamos a nossa identidade, desenvolvemos os vínculos sociais, os nossos sentimentos, explanamos as nossas necessidades e as nossas vontades.
A Surdez em seu Aspecto Médico, Cultural e Social, LIBRAS e sua Cultura Surda
Entendemos que a audição é inestimável para a nossa comunicação, mas só compreendemos a importância dela quando a perdemos. Portador de outras deficiências tem mais atenção da sociedade do que os portadores de deficiência auditiva talvez pelo motivo da surdez ser um defeito invisível, causando assim o isolamento dessas pessoas.
A surdez também pode ser rotulada como deficiência auditiva ou hipoacúsia. Pode-se classificar a surdez quanto ao grau de perda auditiva como sendo: leve, não tendo efeito significativo desde que não progrida moderada, podendo interferir na fala, mas não chegando impedir que o sujeito fale severa onde já interfere no desenvolvimento da fala e linguagem, mas o uso do aparelho auditivo fará com que o individuo receba as informações, e a profunda que sem intervenção a fala dificilmente ocorrerá.
De acordo com os médicos, a surdez também é conhecida como neurossensorial ou sensorioneural. As causas podem variar desde os problemas menores como diminuição na irrigação sanguínea do ouvido até mais sérias como tumores cerebrais. Estes problemas também ocorrem como parte do processo do envelhecimento, ou seja, a partir dos 55 anos de idade.
A cultura surda, no entanto, começou com base na exclusão imposta pelo mundo