libras
DATA: 03/12/2014
Professor: Rafael Wilson
Módulo: Libras
Nome do Aluno: RA:
ATIVIDADE 01
A criança fala a língua em que está exposta, pensando na educação de surdos, em todos os momentos no processo educativo a língua de sinais deve estar presente.
Sendo assim, escolha um tema para trabalhar com o aluno surdo, faça o planejamento de uma atividade e confeccione um material, em Libras, adaptado para este fim.
Siga o roteiro abaixo de adaptação, envie-o RESPONDIDO juntamente com uma FOTO do material que CONFECCIONOU.
ROTEIRO
Qual será a atividade proposta?
Com quais objetivos (coletivos e individuais)?
Qual será a instrução oferecida para que os alunos realizem-na?
Em que espaço ela será realizada?
Quanto tempo será destinado à sua realização?
Quais e quantos serão os materiais necessários?
Quais os conhecimentos e habilidades os alunos utilizarão para realizá-la?
Breve Relato
Existem várias atividades que podem ser adaptadas e realizadas com alunos surdos. Brincadeiras como Vivo ou Morto, comum entre crianças ouvintes, é facilmente executada com uso de classificadores, sem necessidade de planejamento prévio. Em salas de recursos vemos jogos adaptados para os surdos, como jogo da memória em sinais que contribuem para a fixação de sinais novos.
Entre inúmeras atividades que podem ser realizadas, escolhi a contação de histórias, por gostar bastante dessa parte e perceber nos olhos de cada criança, como ficam deslumbradas com o desenrolar da narrativa.
Narração/Contação de histórias
Objetivo: O principal objetivo é trazer para os surdos, a mesma alegria e satisfação que os ouvintes têm ao ouvir uma história infantil. Os objetivos são coletivos, no sentido de que todos, ouvintes e surdos podem se deliciar na aventura das histórias infantis.
Conhecimentos e Habilidades: Os conhecimentos e habilidades dos alunos irão de acordo com a contextualização que o professor fará