Libras
Entregue como requisito para conclusão
da disciplina “Libras”, sobre orientação
do professor-tutor à distância
2012
A surdez assim como qualquer outra deficiência acarreta a dificuldade de adesão aos serviços, como o educativo. O fracasso escolar para pessoas com algum tipo de dificuldade ou deficiência se encontra em maior grau, mas estudiosos do assunto procuram investigar e compreender a gama de aspectos envolvidos nesta situação e seu alcance (SOARES, 2005).
A partir da inserção do professor surdo em sala de aula ocorreram mudanças da ideologia educacional, promovendo a importância da língua de sinais e o papel da sociedade (GESUELI, 2006).
No ano de 2002 firmou-se a lei 10.436 que dispõe a Língua Brasileira de Sinais, dessa forma, tornando-a de maior acesso e compreensão pela maioria das pessoas através dos órgãos públicos de maneira que a comunicação entre ouvintes e surdos se torne melhor.
É preciso compreender a concepção sobre a interação humana trazida por Vygotsky para lidar melhor com a integração da língua de sinais para surdos no mundo contemporâneo. Vygotsky diz que a relação do homem com o mundo não é direta, mas sim, mediada por símbolos, e que esta relação ocorre primeiramente do homem com o outro, e logo ao próprio sujeito. A partir desta inter-relação constrói-se a identidade de cada um, pois a partir da sua interação com o meio ele constrói seus valores e cultura particulares (GESUELI, 2006).
Ainda, nas ideias de Gesueli (2006) pode-se objetivar a pessoa surda a partir da concepção de Vygotsky como ser capaz de realizar sua leitura do mundo desde que haja a comunicação, que ocorre através da língua de