Libras
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ADRIANA FERNANDES
SURDEZ E LINGUAGEM
BELA VISTA-MS
2014
ADRIANA FERNANDES
SURDEZ E LINGUAGEM
Atividade 01, apresentada para fins de Avaliação da disciplina de Libras, sob a orientação da Professora: Raquel Elizabeth Saes Quiles, no Curso de Pedagogia, da UFMS, polo de Bela Vista – MS.
BELA VISTA-MS
2014
SUMÁRIO
1
Atividades:
3
A.
Construir um texto dissertativo sobre a importância da linguagem para a pessoa surda, enfocando os aspectos sociais e educacionais.
3
B.
Fazer um quadro com as diferenças de professor regente com intérprete educacional
4
Professor Regente e Intérprete Educacional
5
REFERÊNCIA:
6
1. Atividades:
A. Construir um texto dissertativo sobre a importância da linguagem para a pessoa surda, enfocando os aspectos sociais e educacionais.
Sabemos que a linguagem é um dos principais instrumentos na formação do mundo cultural, ela não representa apenas a comunicação, é um fenômeno profundamente histórico e social.
Segundo Quiles (2010), [...] “a linguagem é fundamental na relação do homem com as coisas, com outros homens e consigo próprio”. É ela que fornece os conceitos, as formas de organização real, a mediação entre o sujeito e o conhecimento.
O fato de uma pessoa surda não ouvir e consequentemente não desenvolver a linguagem oral não significa que ele seja mudo, a surdez e a mudez são deficiências diferentes, não se associam e nem estão interligadas.
É importante a pessoa surda ter contato com alguma forma de linguagem o mais cedo possível, para que possa compreender o mundo à sua volta para interagir e participar dele ativamente.
Segundo Quiles (2010), [...] “a Língua de Sinais torna-se um processo bem mais “natural” para a comunicação e compreensão da