Libras
A. É uma língua de modalidade gestual-visual porque utiliza, como meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão para captar movimentos, principalmente das mãos.
Justificativa: A língua de sinais é uma linguagem que utiliza a comunicação manual para expressar significados em vez de sons; combina as formas das mãos, sua orientação e movimentos, com os braços, o corpo e as expressões faciais para expressar de forma fluida os pensamentos do falante.
2. Em que ano aconteceu o Congresso de Milão?
A. 1880
Justificativa: O ano de 1880 foi o clímax da história de surdos, que adicionou a força de um lado de muitos períodos de duelos polêmicos de opostos educacionais: a língua de sinais e o oralismo. Neste ano de 1880 foi realizado um Congresso Internacional de Professores de Surdos em Milão, Itália, para discutir e avaliar a importância de três métodos rivais: língua de sinais, oralista e mista (língua de sinais e o oral).
B. 1800
C. 1970
D. 1980
E. 1730
3. O alfabeto manual é:
A. Toda a língua de sinais.
B. Apenas um recurso utilizado para soletrar nomes próprios e empréstimos linguísticos do português.
Justificativa: É um sistema de representação de letras de um alfabeto, usando só as mãos. A criação destas palavras mediante o alfabeto datilológico se conhece como o soletrar manual. Os alfabetos manuais são parte das línguas de sinais.
C. A tradução literal da língua de sinais para o português e vice-versa.
D. Um recurso criado pelos ouvintes para poderem se comunicar com os surdos.
E. Um recurso linguístico universal utilizado para que surdos de diferentes países se comuniquem entre si.
4. Desde 1960, a partir dos estudos do linguista norte-americano Stokoe, as Línguas de Sinais são consideradas realmente línguas com estrutura gramatical e regras próprias. No Brasil, a oficialização da Língua Brasileira de Sinais ocorreu recentemente.
Assinale a