Libras
O filme conta a história de Ishaan Awasthi, um menino nove anos que vive em uma pequena comunidade na India e que sofre de dislexia (uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado), por estudar em uma escola normal onde à metodologia de ensino é falha ele repete o terceiro período e está corre o risco de ser reprovado novamente. Para justificar-se, o menino diz “que as letras dançam em sua frente” e não consegue acompanhar as aulas e nem prestar atenção. Seu pai, Nandkishore Awasthi acredita que ele é somente um menino indisciplinado e o trata com rudez e falta de sensibilidade.
Quando Nandkishore é chamado na escola para conversar com a diretora sobre os problemas de Ishaan, o mesmo decide encaminhar o filho a um internato. E quando se instala na instituição e é tratado e punido da mesma forma que na sua antiga escola, o menino fica com menos vontade de aprender e de ser uma criança, ficando depressivo pois sente a falta de sua mãe Maya, do irmão mais velho Yohaan e da vida que levava em sua comunidade. A filosofia do internato é "Disciplinar Cavalos Selvagens". De repente aparece um professor substituto de artes chamado Ram Shankar Nikumbh (somente como “professor Nikumbh”) , e este por não ser um professor tradicional, não segue rigorosamente as normas da escola, que possui uma metodologia própria (e antiquada).
Quando Nikumbh conhece Ishaan, ele finalmente percebe que o menino sofre de dislexia e decide ajudá-lo, pois este não era um problema desconhecido pelo educador e decide tirar o garoto do abismo no qual se encontrava. Ele ensina Ishaan a ler e escrever e superar a dislexia. A partir desse momento o menino vai superando a opressão da família e suas próprias limitações, Ishaan passa a ver a dentro da escola, um novo significado.