Libras
DOCENTE: GUSTAVO LEÃO
LET808: LIBRAS NOÇÕES BÁSICAS
SUELLEN SANTA ROSA
CULTURA SURDA E SUAS MANIFESTAÇÕES NA SOCIEDADE.
Feira de Santana Dezembro, 2012.
SUELLEN SANTA ROSA DE ALMEIDA CARVALHO
CULTURA SURDA E SUAS MANIFESTAÇÕES NA SOCIEDADE
Dissertação sobre o que é Cultura Surda e suass manifestações na sociedade, solicitada pelo professor Gustavo Leão Mello Carneiro para a atividade complementar do semestre 2012.2 da matéria de Libras: Noções básicas do curso de Engenharia de Alimentos.
FEIRA DE SANTANA – BA
2012
A Cultura Surda Podemos dizer que a cultura surda é aquela que reflete os costumes e as características das pessoas que desenvolveram através das habilidades visuais, manuais, gestuais e corporais, a sua maneira de estar no mundo, a sua maneira de se fazer no mundo, assim como qualquer outro tipo de cultura.
Quando falamos de cultura somos levados a costumes peculiares que caracterizam um povo, que se comunica de forma mais direta e compartilhada, pois somam forças para defenderem causas comuns. Por isso podemos considerar a cultura surda, em seus mais diversos recursos tanto tecnológicos, quanto linguísticos, sendo sua língua uma de suas características mais marcantes. Encontramos nela ideias das mais sutis, complexas e abstratas. A cultura surda vem conquistando seu espaço a cada dia, uma vez que seus membros sejam eles ouvintes ou não têm se organizado de maneira a comunicar para a sociedade que suas necessidades devem ser atendidas e suas peculiaridades devem ser respeitadas, pois não é a quantidade, mas sim a qualidade das pessoas que estão comprometidas com a comunidade que irá fazer toda a diferença. Fazer parte da comunidade surda significa dizer que o surdo se compromete a agir de forma