Libras
1. Como requisitos para compreensão da Língua Brasileira de Sinais (LBS), o conhecimento sobre a história e a cultura que envolve seu padrão de comportamento e de crenças que se manifestam em um coletivo. Estes se tornam relevantes, norteadores e reguladores nas relações. Leia o Capítulo 1 do Livro Vendo Vozes, disponível na midiateca.
Analisando a complexidade do texto que você leu, construa um texto argumentativo entre 15 a 20 linhas que contemple deficiência, surdez, discriminação e isolamento. Na elaboração de seu texto inclua uma citação direta pertinente ao texto. Lembro que a avaliação desta atividade será feita com base na consistência de sua argumentação. (2,5 pontos)
Conforme Oliver Sacks (1998) “Somos notavelmente ignorantes a respeito da surdez”. A história dos surdos ainda está marcada por mitos e más interpretações. Isso por que a surdez foi durante muito tempo sinônimo de deficiência mental e isolamento. Hoje isso não está na teoria, mas, na prática, muitos ainda são tratados assim, já que lhes são garantidos apenas trabalhos técnicos. Segundo Sánchez (1990:17) a comunicação humana “é essencialmente diferente e superior a toda outra forma de comunicação conhecida. Todos os seres humanos nascem com os mecanismos da linguagem específicos da espécie, e todos os desenvolvem normalmente, independentes de qualquer fator racial, social ou cultural”. A língua de sinais praticada no Brasil, assim como na língua falada, tem particularidades e expressões regionais, assim como à forma caseira de comunicação adotada pelas famílias. Pois a linguagem gestual caseira dificulta a comunicação do surdo fora de seu círculo social mais próximo, mesmo cumprindo um papel no desenvolvimento linguístico cognitivo da criança, esse tipo de alternativa tem limitações e não é suficiente para garantir um desenvolvimento pleno.
2. De acordo com L. S. Vygotsky 1969 “Uma palavra não se refere a um único objeto, mas a um grupo ou