Libras
1) EXPLIQUE O QUE COMPROMETE DIZER QUE O BRASIL É UM PAÍS QUE ACREDITA NO MITO DO MONOLINGUISMO?
R: Acho que não é correto afirmar que o monolinguismo no Brasil é um mito, pois nosso país abriga comunidades estrangeiras de diversas raças, também os indígenas, além dos surdos que se comunicam em Libras. Existem também os dialetos peculiares de determinadas regiões, o que fortalece o multilinguismo no Brasil. O que caracteriza o monolinguismo é o fato de que a língua portuguesa influencia as relações de poder, mostrando que os dialetos são formas erradas de falar português. O preconceito com as línguas faladas no Brasil só vai acabar quando a população aceitar que o nosso país é diferenciado quando se fala em multilinguismo.
2) COMENTE SOBRE AS DIVISÕES LINGUÍSTICAS EXISTENTES NO BRASIL.
R: Existem comunidades que falam outro idioma além do português. É o caso dos imigrantes, cuja língua do país de origem é falada em casa, mas na escola aprendem e falam em português. A maioria dos imigrantes domina a língua portuguesa, mas também sabem usar a língua dos pais. Os indígenas também fazem parte dessa divisão, pois têm seu próprio dialeto, que varia de uma comunidade para a outra, mas que também tem professores de português. Ainda se pode acrescentar o linguajar caipira e o das comunidades urbanas de origem rural.
3) RELATE A REALIDADE INDÍGENA BRASILEIRA, DE ACORDO COM CAVALCANTI (1999) R: Segundo Cavalcanti, as escolas consideradas bilíngues são alheias à educação tradicional dentro da cultura local, mas dependendo do contato que a comunidade tem com a sociedade, pode haver uma proximidade entre as culturas. Existe um direito assegurado pela constituição de 1988 para a educação bilíngue nas comunidades indígenas, mas isto se tornou realidade apenas em 1991, quando se tornou responsabilidade do governo.
4) QUAL DIFERENÇA ENTRE SER