Libras
Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas – UnUCET
Curso: Licenciatura em Matemática – 2° Ano
Disciplina: Libras
Professora: Regina
Acadêmica:
INTRODUÇÃO
Configuração de mão é um dos parâmetros gramaticais das línguas de sinais (do Brasil e as dos demais países), ou seja: é através dela(s) que os sinais são produzidos e passam a fazer sentido juntamente com a orientação, direção, ponto de articulação etc.
Os sinais são formados a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato, em um determinado lugar, podendo este lugar ser uma parte do corpo ou espaço em frente ao corpo. Ao todo são 64 configurações.
Por exemplo: a configuração nº 1 é utilizada para sinalizar a letra "A", mostrada no rodapé da carta do jogo, mas também serve para sinalizar o equivalente, em português, a "arrependimento" ou "saudade" ou, ainda a “junto”, dependendo dos outros parâmetros dos sinais. Assim, a configuração nº 1 significa "arrependimento" quando tem o ponto de articulação na testa, movimento reto, direção entre o corpo e o espaço e sentido de fora para o corpo e significará "saudade" se tiver o ponto de articulação no peito, movimento circular, direção na frente do corpo e sentido horário.
Figura 1
Figura 2
LIBRAS e variação linguística
Os sotaques dos sinais
Mesmo sem som, a Libras (Língua de Sinais Brasileira) também tem variações regionais, a ponto de ser possível identificar um surdo do nordeste ou do sul só com base no seu gestual.
Figura 2
A Libras é reconhecida desde 2002 por lei federal (ver quadro). Tem como base cinco parâmetros: a direcionalidade (para onde as mãos e o rosto se dirigem), o ponto de articulação (de onde parte o movimento), a configuração de mão, o movimento propriamente dito e as expressões faciais e corporais. A variedade lingüística dos sinais ocorre, em alguns estados, quando se modifica ao menos