Libras, tecnologia, mídia
Priscila Aparecida Alves de Moura Barbarossi
Trabalho de Reposição
Jacareí-2014
Faculdade da Aldeia de Carapicuíba
Priscila Aparecida Alves de Moura Barbarossi
Trabalho de Reposição
Jacareí-2014
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo principal a reposição de aulas para a conclusão da carga horária do curso. Nele será abordado o seguinte tema:
Mídia, Tecnologia e Comunicação em Educação.
INTRODUÇÂO
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre questões relativas a Mídia,
Tecnologia e Comunicação em Educação e suas propostas em relação ao surdo. O processo educacional das pessoas surdas tem sido marcado por decisões pautadas na concepção de homem, mundo e sociedade dominante. O famoso “manda quem pode e obedece quem tem juízo”. Momentos em que muitos surdos foram exterminados, escondidos em casa pela vergonha que a família sentia, mutilações das mãos, perfurações de ouvidos e mais recentemente aceitação.
A Língua é a maior identidade cultural de um povo. LIBRAS é a sigla da
Língua Brasileira de sinais. Ao contrário do que muitos pensam as línguas de sinais não são mímicas. A LIBRAS é uma língua de modalidade visual-espacial, ou seja, estabelecida por meio da visão e da utilização do espaço, além de possuir estruturas gramaticais próprias. Ela é o mais importante meio de comunicação com os surdos. A tecnologia está melhorando a qualidade de vida dos surdos, que atualmente conseguem ter acesso a diversas facilidades, como os telefones especialmente adaptados, os aparelhos de fax e os celulares, com dispositivo de mensagem de texto. Iremos abordar estes temas de maneira mais ampla a seguir.
1-MÍDIA, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Hoje em dia há vários equipamentos e tecnologias incorporados a vida dos surdos que visa a comunicação entre eles e o mundo ouvinte e entre eles mesmos. Dentre esses equipamentos podemos citar: os torpedos, Telefones para Surdos (TS),