Projeto Ifba de Libras
1. TÍTULO DO PROJETO:
Veja a Libras – veja o IFBA.
2. CURSO/S PROMOTOR/ES DA AÇÃO EXTENSIONISTA:
Interdisciplinar.
3. MODALIDADE DA AÇÃO EXTENSIONISTA:
Programa ( )
Projeto (x)
Curso ( )
Evento ( )
Prestação de Serviços ( )
Consultoria ( )
Publicações e/ou outros Produtos Acadêmicos ( )
4. ÁREA TEMÁTICA:
Comunicação (x)
Cultura ( )
Direitos Humanos e Justiça ( )
Educação (x)
Meio Ambiente ( )
Saúde ( )
Tecnologia e Produção ( )
Trabalho ( )
5. ESTE PROJETO POSSUI VÍNCULO COM ALGUM PROGRAMA?
NÃO ( )
SIM (x) QUAL? Associação de Surdos dos municípios de Ilhéus e Itabuna.
6. JUSTIFICATIVA
Durante toda a história conhecida da humanidade, grupos de “menor relevância social”, seja por ter um quantitativo reduzido de pessoas ou por ter pouca ou nenhuma expressão e representação social, aos olhos das classes dominantes, foram relegados ao esquecimento do estado. São exemplos destes grupos: os negros, índios e pessoas com deficiência. Em meados do século 20, com a criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que data de 1948, é que podemos observar alguns avanços no que tange a proteção desses grupos desfavorecidos.
Ações afirmativas, no sentido de garantir a cidadania e plenos direitos civis para esses referidos grupos mudaram as perspectivas quanto ao real lugar destes na sociedade. Percebe-se, hodiernamente, que a promoção de igualdade demanda um esforço coletivo referente a quebra de paradigmas e barreiras sociais; um olhar mais apurado nas searas educacionais e linguísticas; e uma adaptação das estruturas físicas diante das necessidades especiais.
Neste interim, a educação se mostra como ferramenta poderosa na mudança do aspecto mais relevante deste processo, a saber, a derrubada das barreiras atitudinais. Com respeito a esta última Raad e Pedrosa (2004), afirmam:
“Uma proposta para mudança de paradigma leva a concreção de posturas diante do cotidiano, do