libras pra amanhã
ALUNAS: RAFAELA MANOEL, ÉRIKA KAROLINA E FERNANDA NASCIMENTO
TURMA: CN3001
PROF: IRENE
INTRODUÇÃO
A história dos surdos registra os acontecimentos históricos dos surdos, como grupo que possui uma língua, uma identidade e uma cultura.
Ao longo das eras, os Surdos travaram grandes batalhas pela afirmação da sua identidade, da comunidade surda, da sua língua 1 e da sua cultura, 2 até alcançarem o reconhecimento que têm hoje, na era moderna.
Desde 1994 quando a Declaração de Salamanca decretou que a educação é de direito de toda e qualquer criança, independente de sua etnia, classe social ou necessidade especial, todas as pessoas com deficiência vêm sendo inseridas nas escolas que são de melhor acesso a sua família, a escola que pertence à mesma comunidade em que reside.
Deste modo, os Surdos consequentemente têm a oportunidade de exercer diversos papéis na sociedade em que vivem igualmente como os demais cidadãos, bem como receberem a devida educação institucionalizada; uma educação de qualidade respeitando suas limitações e capacidades.
DESENVOLVIMENTO
Deficiência é um termo que, em geral, independente da cultura local, exprime imperfeição. As pessoas a utilizam para definir o ser que não é perfeito ou normal perante àquela sociedade. No entanto, o normal ou ideal é um conceito que muda consideravelmente de cultura para cultura. Pois o ser, o homem ideal para uma cultura não será ideal para a outra. Isso dependerá dos costumes situados em locais e tempos distintos.
Os diferentes gêneros já ocupavam lugares na comunidade pré-estabelecidos. A mulher ou o homem que tivesse qualquer característica que impedisse sua função, não era apropriado para casar, pois seria incapaz de se sustentar.
É evidente que alguém que não se enquadra no padrão social e historicamente considerado normal, acaba