Liberdade expressão
Ética
Universidade Salgado de Oliveira Professor: Rodrigo Duguay
Aluno: Márcio Laurentino Barreto - Código: 600440311
Liberdade de expressão
A constituição federal no seu artigo 220º nos diz: “A manifestação de pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerá qualquer restrição, observando o dispositivo nesta constituição”. É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
Tal recorte do referido artigo, trata-se de um assunto bastante comentado e até utilizado em qualquer ambiente de debates para auto defesa, caso reprovação de discurso feitos; é a chamada liberdade de expressão. Mas será que a expressão é realmente livre no Brasil? Ou será que evidenciamos uma liberdade expressiva maquiada que se baseia e reflete mais tendências do que opiniões? Como parâmetro temos a constituição que nos garante e nos iguala como cidadões nos dado legalmente liberdade de expressão e nos comprometendo a não colocarmos as nossas opiniões como imposições para os outros ou sofrer retaliação por não ser aceita. Daí a importância de todos colocarmos o nosso código de ética que estão nossas regras e condutas que temos a seguir. Devemos está moralmente adaptado para o exercício de nossa cidadania, sempre respeitando as diferenças sociais, mas nunca inibindo a sincera opinião sob o risco de ser maltratado ou desprezado por tal.
Na verdade, é que moralmente (prática da ética de forma individual) muitos não estão preparados para tal situação, aceitar opiniões, pois logo as confundem como preconceito, ou descriminação. Nesta noção a liberdade de expressão é controlada por um grupo de pessoas que colocam embargos sobre os que se opuserem a tais ideias. Como diz Gustavo Acosta: ''Vivemos em um país que a liberdade de expressão é livre, mas não é aceita, então