Liberdade De Escolha Tudo
Voto Obrigatório
A maioria das pessoas compara a escolha e a liberdade. Isto parece sensato. Liberdade significa que você é livre para escolher, certo?
Significa que você é livre com restrições. Se você não pode escolher, então você não e livre. E quanto mais escolhas você tem maior a liberdade
Quanto mais opções você tem, mais energia precisa para tomar decisões.
Conforme o artigo 5º da Constituição Federal de 1988, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantido- se aos brasileiros e estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito a vida, a igualdade, segurança, propriedade e liberdade.
Abordaremos um tema muito comum, porém de discussões intermináveis até hoje... A política e o voto.
Nós temos Liberdade na hora do voto? Bem essa resposta varia de que lugar estamos falando, pois existe dois tipos de voto:
O Obrigatório, e o Facultativo, vamos entender...
Bem, o Voto Obrigatório não e nada mais que você ter que votar, sem ter a liberdade de escolha, e obrigatório a sua participação na hora de votar, e se por acaso você não pode ir terá que fazer a justificativa por não ter ido.
Já o Voto Facultativo e o oposto disso; você pode expressar sua real vontade de votar, através dele podemos ter uma real liberdade de escolha para votar ou não, diferente do voto obrigatório... No Brasil o voto torna-se obrigatório Sim! Pois existem sanções impostas pela União e pelos Estados que se você não votar sofrerá punições, tais como: multa, serviço comunitário e prisão. Você torna- se irregular perante o País, perdendo direitos como por exemplo: prestar concurso público, abrir contas, receber salário, viajar para fora do país, matricular- se em escolas e universidades públicas, e o mais importante e terá o CPF cancelado e etc.
Há países em que o voto é obrigatório com sanções aplicadas somente aos homens O atual estágio da democracia brasileira ainda não permite a adoção do voto facultativo
O Estado democrático