Resumo do texto de marilena chauí "a existência da ética"
A existência da ética
Liberdade não é a escolha entre possíveis, é mais q isso a medida q ser livre significa ser autônomo, dar suas próprias regras, suas próprias leis.
A complexidade da ação livre, do que seja a liberdade é o tema.
A liberdade como um problema, qdo ela se torna uma questão é pq ela vai enfrentar um quadro filosófico, histórico, que a reduz a uma impossibilidade.
A pergunta da liberdade é o q eu posso fazer. Liberdade -> poder
O que está e o q não está em nosso poder...
Par: liberdade – necessidade
O necessidade não é carência, não é precisão... é a ação do todo que age em si mesmo e por si mesmo. Esse todo que é a realidade possui causas necessárias, que funcionam independente de nós, e isso não quer dizer que não possam ser transformadas a partir de nossas ações.
Necessidade absolutizando as leis, normas e regras do seu funcionamento, redunta em analises deterministas.
Tudo na vida é causado, a realidade tem causas, nós vivemos a partir dessas determinações, que determinam o q somos, como pensamos...
Numa analise determinista das ações e dos sujeitos, a causa é tomada como um vetor de uma única direção, como se as causas não produzissem efeitos e como se os efeitos não produzissem novas causas. Esse procedimento ignora que os seres humanos são seres conscientes e práticos, que tem capacidade de conhecer, interpretar as causas e dar uma tradução efetiva desse pensamento através de suas ações. Todos nos somos apenas peças do maquinário, quase que sujeitos resultantes de uma pura condicionalidade externa. Esse tipo de analise tem efeitos morais graves, pq se o sujeito não eh livre, ele eh puro resultado do seu tempo, ele não precisa se responsabilizar por nada., pq foi o mundo que quis assim, o mundo definiu previamente, somos pura resultante. Não tem liberadde, o sujeito nunca escolhe nada, não delibera, não age... se assim fosse isentaria o sujeito de qualquer responsabilidade, pq ele se responsabilizaria por