Liberalismo
{
Uma filosofia política ou visão do mundo fundada sobre ideais que pretendem ser os da liberdade e da igualdade.
Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica.
Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.
Definição
O pensamento liberal teve sua origem no século XVII, através dos trabalhos sobre política publicados pelo filósofo inglês
John Locke. Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou força com as ideias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith.
Origem
- Defesa da propriedade privada;
- Liberdade econômica (livre mercado);
- Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado); - Igualdade perante a lei (estado de direito);
Basicamente o pensamento liberal acredita que todo homem nasce livre para trabalhar onde, como e com que quiser, escolher o governo que quiser e a religião que quiser.
Características Básicas
John Locke – Filósofo Inglês nascido em
1632 que é considerado como um dos criadores do liberalismo.
Adam Smith – Economista e Filósofo
Escocês nascido em 1723 é considerado o pai da economia moderna.
Principais Pensadores
No Brasil, as ideias liberais chegaram no início do século XIX, tendo maior influência a partir da
Independência de 1822. Os principais adeptos foram homens interessados na economia de exportação e importação, muitos proprietários de grandes extensões de terra e escravos. Ansiavam por manter as estruturas tradicionais de produção, libertando-se do jugo de Portugal e ganhando espaço no livre-comércio. Esta elite tencionava manter as estruturas sociais e econômicas. Após a independência, os liberais tencionavam ampliar o poder legislativo em detrimento do poder real.
O movimento no Brasil
Milena, Felipe, Matheus, Maurício
Créditos