Liberalismo
TEORIA LIBERAL
Beatriz Fávaro
Bianca Carmo
Gustavo Viana
Jenifer Helen
Thaisa Bordieri
SOROCABA
2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos o Idealismo Clássico e Moderno, que começou como uma corrente filosófica e emergiu a modernidade. Possuem vários pensadores, com grandes divergências teóricas, o que torna difícil descrever o pensamento idealista. Também será estudado Liberalismo, que é uma filosofia política baseadas em ideias de liberdade e igualdade. Os liberais apoiam uma diversidade de ideias como o individualismo metodológico, a propriedade privada, o governo limitado, a ordem espontânea, o Estado de direito e o livre mercado.
IDEALISMO CLÁSSICO
Idealismo clássico é uma vertente da Filosofia que antecede a criação do conceito de Relações Internacionais como conhecemos nos dias de hoje. Para os idealistas clássicos, o objetivo era o pacifismo democrático, onde haveria paz e liberdade estendida a todos. Havia confiança nas instituições governamentais como reguladoras das relações entre as sociedades e nações, e também confiança na cooperação internacional, para que a paz se tornasse realidade. Os principais autores do Idealismo Clássico, bem como suas principais obras e suas idéias serão descritos abaixo. Os principais nomes dessa vertente são Marsilius de Padova, Thomas More, Charles-Irénée Castel, Jean-Jacques Rousseau e Huig de Groot.
Marsilius de Padova foi um pensador político, filósofo e teólogo italiano. Sua principal obra foi Defensor Pacis, na qual apresenta conceitos importantes para o idealismo clássico. Ele elucida o processo de estabelecimento da paz, bem como mostra as possibilidades de acabar com ela. Para ele, o homem, era no âmago do seu ser, pacífico, mas essa essência acaba se modificando a partir do momento em que o homem faz parte da sociedade, quando a sociedade é inserida no homem. Ele discorre sobre a comunidade perfeita,